A Universidade Estadual de Maringá (UEM) iniciou o período de inscrições para os Processos Especiais de Ingresso para o ano letivo de 2026. O edital recente, publicado pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos, traz informações sobre regras, prazos e tipos de modalidades disponíveis para candidatos que desejam preencher vagas remanescentes em cursos presenciais e na modalidade de Educação a Distância (EaD), a partir da 2ª série.
As inscrições serão analisadas pelas coordenações de cada curso, considerando a disponibilidade de vagas. As modalidades incluem diferentes perfis de candidatos: alunos já matriculados na UEM, estudantes de outras instituições, pessoas com diploma de graduação e ex-alunos da universidade que desejam retornar.
As modalidades de ingresso são as seguintes:
- Transferência Interna: voltada para estudantes que já estão matriculados na UEM e querem mudar de curso, turno, campus ou polo EaD.
- Transferência Externa: destina-se a alunos de outras universidades, tanto nacionais quanto estrangeiras, que procuram continuar o mesmo curso na UEM.
- Portador de Diploma: para quem já concluiu uma graduação e deseja iniciar um novo curso, seja ele uma licenciatura ou bacharelado.
- Reingresso: para ex-alunos que foram desligados e desejam retornar ao seu curso original.
Cada modalidade possui uma ordem de prioridade conforme o edital. As solicitações de Transferência Interna são analisadas primeiro, seguidas pelas Transferências Externas, ingresso como portador de diploma e finalmente, os pedidos de reingresso.
Quanto às opções de cursos para o ano letivo de 2026, a UEM oferece vagas em diversas áreas. Estão disponíveis cursos presenciais na sede de Maringá e nos campi regionais, além de graduações na modalidade EaD em diferentes polos. As áreas de estudo incluem Administração, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Química, Pedagogia, Física, História, Letras e Zootecnia, entre outras. Nos campi de Umuarama, Ivaiporã, Cianorte, Goioerê e Cidade Gaúcha, há graduações em bacharelados, licenciaturas e cursos tecnológicos. No EaD, as graduações oferecidas também abrangem Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, História, Letras e Pedagogia, com opções em diversos polos no Paraná.
A análise para a seleção dos candidatos considera critérios como o número de disciplinas pendentes e a média geral do histórico escolar. Caso haja empate, outros fatores podem ser levados em conta, como o número de reprovações, a carga horária de atividades complementares, a renda familiar comprovada e a idade do candidato.
As inscrições estarão abertas até o dia 10 de dezembro de 2025, realizadas exclusivamente pelo site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos. O resultado final das solicitações, tanto as aprovadas quanto as rejeitadas, será divulgado até 25 de fevereiro de 2026.