O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que suas agências em todo o Brasil estarão fechadas nos dias 28, 29 e 30 de janeiro. O fechamento é parte de um esforço para melhorar os sistemas de previdência, sob a coordenação da Dataprev, que é a responsável pela tecnologia da informação do INSS.
Durante esse período, os serviços digitais oferecidos pelo Meu INSS, incluindo o site, o aplicativo e a Central Telefônica 135, não estarão disponíveis. A interrupção nos serviços digitais começará às 19 horas do dia 27 de janeiro e se estenderá até o dia 31 de janeiro.
Para minimizar os impactos dessa paralisação, o INSS programou atendimentos em fins de semana anteriores. As agências estarão abertas nos dias 17 e 18, e também nos dias 24 e 25 de janeiro, com o objetivo de antecipar agendamentos e auxiliar os beneficiários.
As pessoas que preferirem ser atendidas em dias úteis poderão remarcá-los após o retorno das operações normais. É importante ressaltar que, durante o período de fechamento, não será possível realizar várias atividades, como protocolar pedidos ou consultar informações sobre benefícios no Meu INSS. Esse intervalo pode afetar prazos administrativos e a rotina de advogados que dependem dos serviços.
A expectativa é que, ao final do dia 31 de janeiro, as atividades sejam restauradas e os serviços voltem a funcionar com melhor estabilidade e segurança. O INSS garante que, após essa pausa para modernização, o atendimento aos beneficiários será mais eficiente e confiável. Aqueles que tiverem demandas urgentes poderão acessar os plantões disponíveis ou esperar pelo atendimento em dias úteis.
