domingo, 04 de janeiro de 2026

Copa Africana evidencia país classificado sem vitórias na Copa

redacao@folhaum.com
[email protected] 1 dia atrás - 1 minuto de leitura

As oitavas de final da Copa Africana de Nações têm início hoje, apresentando uma situação inusitada: a Tanzânia avança mesmo sem ter vencido um único jogo na fase de grupos. A equipe se prepara para enfrentar Marrocos, que é o país-sede do campeonato, amanhã.

O regulamento da Copa Africana possibilita que seleções que terminam em terceiro lugar em seus grupos se-classifiquem para a fase eliminatória. Nesse sentido, a experiência da Tanzânia é um reflexo das regras que estão sendo adotadas também para a próxima Copa do Mundo, que poderá ver um time avançando para o mata-mata sem nenhuma vitória em partidas anteriores.

Nesta edição da Copa Africana, quatro das seis equipes que terminaram em terceiro lugar na fase de grupos conseguiram vaga nas oitavas de final. Isso representa cerca de 66,67% dos terceiros colocados utilizando o critério de classificação definido pelo torneio. Essa estrutura revela como as competições podem ser imprevisíveis e como é possível que seleções menos vitoriosas ainda tenham uma chance de brilhar em fases mais avançadas do campeonato.

Receba conteúdos e promoções