domingo, 14 de dezembro de 2025

Seleções que o Brasil mais enfrentou na fase de grupos

redacao@folhaum.com
[email protected] 2 semanas atrás - 2 minutos de leitura

O Brasil já enfrentou a Sérvia em quatro ocasiões em Copas do Mundo, sendo que quatro desses confrontos ocorreram quando a Sérvia ainda fazia parte da antiga Iugoslávia. Em termos estatísticos, a Sérvia herdou o histórico de confrontos do país que integrava.

O primeiro encontro entre o Brasil e os iugoslavos aconteceu na Copa de 1930, no Uruguai, e terminou com vitória da Iugoslávia por 2 a 1. Ao longo dos anos, as seleções se reencontraram em outras edições do torneio, especificamente nas Copas de 1950, 1954 e 1974. Neste último, o Brasil venceu em uma dessas partidas, enquanto nos outros dois jogos os times empataram. Nas edições mais recentes, em 2018 na Rússia e 2022 no Catar, o Brasil teve sucesso novamente, enfrentando já a Sérvia como uma seleção independente.

Com a ausência da Sérvia na próxima Copa do Mundo de 2026, os adversários mais tradicionais que o Brasil pode encontrar na fase de grupos são Escócia e México. As duas seleções já se enfrentaram com o Brasil em outras quatro edições da competição.

A Espanha também enfrentou o Brasil em quatro Copas diferentes, porém, será cabeça de chave no sorteio da próxima edição e, portanto, não poderá se encontrar logo de cara com a seleção brasileira.

O sorteio que definirá os grupos da Copa de 2026 será realizado no Kennedy Center, em Washington, e contará com a presença de importantes seleções, incluindo Brasil, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha, além dos três países anfitriões: Canadá, EUA e México. O sorteio irá distribuir 12 grupos entre essas seleções, estabelecendo assim como será o desenrolar da competição.

Receba conteúdos e promoções