O ex-ministro Fábio Faria, casado com Patrícia Abravanel, foi visto animado e sorridente no estúdio do SBT, localizado em Osasco. Ele se movimentava rapidamente para cumprimentar autoridades e convidados importantes que chegavam ao evento de lançamento do SBT News, um novo projeto do qual Faria é um dos principais apoiadores. O evento contou com a presença de várias personalidades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu vice, Geraldo Alckmin, o ministro do STF Alexandre de Moraes, o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes. Todos se sentaram na primeira fila, próximos ao clã Abravanel, diante do palco onde discursaram.
O canal SBT News será lançado na tevê por assinatura, no YouTube e na plataforma +SBT, na próxima segunda-feira, 15, às 18h. O novo canal promete oferecer mais de 20 horas de programação ao vivo diariamente.
Além dos convidados, a diversidade política também se refletiu entre os patrocinadores do canal, que incluem grandes empresas como Havan, JBS, EMS, Gerdau, Tim, Amil, BYD, BTG Pactual e Cedro. Essa variedade de apoio demonstra o alcance e a ambição do novo projeto.
A emissora SBT, fundada por Silvio Santos, tem uma longa história de entretenimento popular no Brasil, com atrações marcantes que fazem parte da memória afetiva dos brasileiros. Durante o evento, as autoridades presentes fizeram referências humorísticas a alguns programas da emissora, mas não mencionaram o setor de jornalismo, que já foi cenário de controvérsias.
Silvio Santos, que faleceu no ano passado, sempre defendeu que o noticiário deveria apoiar o governo. Em uma polêmica de cinco anos atrás, ele vetou uma edição do “SBT Brasil” que mostrava um vídeo vazado de uma reunião entre Jair Bolsonaro e seus ministros. Esse histórico pode representar um desafio para o SBT News, que busca ser um canal respeitável entre as classes A e B.
Fontes internas do canal afirmaram que a equipe está ciente desse desafio e trabalha firme para apresentar um produto que conversa com essas camadas da população. A audiência será monitorada principalmente com relação à GloboNews e CNN, já que o objetivo é competir com esses canais no fornecimento de notícias relacionadas a Brasília e ao mercado financeiro.
O lançamento do SBT News foi impulsionado pela perceção de que o Grupo Silvio Santos precisava alcançar um público mais seleto e influente, o chamado “triple A”. Para isso, o canal busca reunir um time de jornalistas experientes, incluindo cinco profissionais da sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo, entre os quais a diretora de redação, Camila Mattoso.
Leandro Cipoloni, que atuou na criação da CNN Brasil, também faz parte da equipe. Outros nomes importantes que estarão à frente das câmeras incluem Celso Freitas, Amanda Klein e Raquel Landim. Comentaristas como a médica Ludhmila Hajjar e o ex-diretor do Banco Central Luiz Fernando Figueiredo também se juntam ao time.
Fábio Faria, que é filiado ao Progressistas e atuou como ministro das Comunicações no governo Bolsonaro, é um dos líderes da implementação do SBT News. Ele enfatizou a importância de praticar um jornalismo responsável, afirmando que a mídia não deve ser usada apenas como uma ferramenta política. Durante o evento, Faria destacou que o SBT busca representar o Brasil de maneira ampla e imparcial, sem vinculações partidárias.