domingo, 11 de janeiro de 2026

Previsão do tempo para São Paulo e demais regiões do Brasil

redacao@folhaum.com
[email protected] 6 dias atrás - 2 minutos de leitura

Um forte temporal atingiu o litoral de São Paulo neste domingo, 4 de janeiro, causando o deslocamento de várias famílias e deixando dezenas de desabrigados. A situação está sendo acompanhada de perto pelas autoridades, que seguem em alerta devido à possibilidade de novos alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente na Baixada Santista e no litoral norte.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de que a previsão é de chuvas intensas e tempestades que podem afetar a região do Guarujá até a próxima segunda-feira, 5 de janeiro. Este alerta também se estende para as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de áreas do Vale do Paraíba, quase todo o estado do Espírito Santo e grandes partes de Minas Gerais e Goiás, e o sul do Rio de Janeiro.

De acordo com o Inmet, as temperaturas e o volume de chuvas em janeiro devem ser superiores à média em muitas partes do Brasil, o que pode agravar a situação para quem já enfrenta consequências do clima severo.

Na capital paulista, a onda de calor dá uma pausa até segunda-feira, com temperaturas variando entre 18ºC e 23ºC, após um período de duas semanas em que os termômetros frequentemente superaram os 30ºC. A previsão é do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo.

Na terça-feira, 6 de janeiro, as temperaturas devem voltar a subir, com mínimas em torno de 16ºC e máximas de até 27ºC. Na quarta e quinta-feira, as variações ficarão entre 17ºC e 29ºC.

As autoridades alertam a população para que permaneçam atentas às condições climáticas nas próximos dias, e recomendações de segurança estão sendo divulgadas a fim de evitar acidentes em áreas de risco.

Receba conteúdos e promoções