Buscar

Universidades Mais Sustentáveis do Mundo



Com as consequências do descuido do ser humano com a natureza durante os séculos tornando-se cada vez mais evidentes em nosso cotidiano, grande parte da população mundial está começando a desenvolver uma consciência ambiental mais apurada. Isso significa que as pessoas já não estão mais considerando apenas fatores como preço e qualidade quando compram um produto ou buscam um serviço, mas também refletem sobre o impacto ambiental que tal prática de consumo irá causar.


O mesmo acontece quando estudantes escolhem uma universidade. Assim, visando se adaptar a essa nova realidade, muitas instituições de ensino ao redor do globo têm adotado práticas ambientalmente responsáveis em seus territórios. Um exemplo disso é que a The Princeton Review, empresa que oferece serviços de preparação para ingresso em faculdades, recentemente adicionou, como um dos fatores de classificação das universidades em seus famosos rankings, um “medidor verde”, que serve para avaliar a sustentabilidade das instituições. Essa medida foi tomada após uma pesquisa apontar que mais da metade dos estudantes questionados considerava esse fator importante na hora de escolher uma escola.


Seguindo esse pensamento, o UI GreenMetric, um ranking internacional anual que mede o nível de sustentabilidade das universidades, foi criado. Lançado em 2010, pela University of Indonesia, o projeto foi muito bem recebido, sendo constantemente aperfeiçoado e recebendo cada vez mais instituiçõe