Buscar

Um livro cheio de reflexões: Através do Espelho


“Através do espelho” foi publicado em 1993 e foi escrito por Jostein Gaarder, o mesmo autor do tão conhecido romance O mundo de Sofia. Nascera na Noruega, em 1952. Cursou filosofia, literatura e teologia, trabalhou como professor por um período de 10 anos, e atualmente mora em Oslo com a família.


Todas as suas obras possuem uma temática mais filosófica, que nos leva a refletir sobre nossas vidas, nossos pensamentos e nosso modo de viver. Com uma linguagem acessível para jovens, é um autor muito querido por estes. E por outros públicos também, claro.


Nossa protagonista é uma garotinha chamada Cecília, que possui uma doença terminal, e que não têm mais forças nem para levantar da cama. Então, na noite de Natal, recebe a visita de um anjo, Ariel, que a auxilia no processo de aceitação da morte e a faz compreender como é o mundo celestial. Esse anjo a surpreende; pois não é igual aos que ela havia visto em livros. É um anjo sem cabelo, sem pelos, e possui os olhos muito claros, um verde misturado com azul cor de mar.


No livro todo, passamos por várias reflexões, extremamente tocantes. Cecília certamente não consegue mais enxergar a beleza em viver, então, o anjo Ariel tenta, e mostra, de todas as formas possíveis, que há sim beleza na vida. É uma história sobre vida e morte, uma história sobre gratidão e compaixão.


“O mundo é criado de novo cada vez que uma nova criança vem ao mundo.”


“Vocês, seres humanos, enxergam tudo num espelho, num enigma.”