Buscar

Turquia: Paixão inigualável


Um lugar onde a mística da paixão, política e futebol são inseparáveis e sua euforia, única.



Torcedores do Galatasaray se amontoam e acendem sinalizadores durante partida.


Um dos países mais apaixonados por futebol, se não o mais, a Turquia comporta as maiores e mais fascinantes torcidas do mundo. O país se divide basicamente em três grandes conglomerados, os canários amarelos, os leões e os águias negras, sendo respectivamente do Fenerbahçe, Galatasaray e Besiktas. Os estádios turcos são ranqueados como os mais barulhentos do futebol mundial, dentre eles se destacam o Vodafone Park do Besiktas e o Sukru Saracoglu Stadium do Fenerbahçe.

A diferença entre os clubes é até social, dado como exemplo o Fenerbahçe, que situa-se no lado europeu e é de origem elitista e o mesmo de princípio pobre, se encontra no lado asiático.

Todos os três clubes citados acima são da cidade de Istambul, capital da Turquia; gerando uma rivalidade acentuada. O antagonismo ultrapassa os limites traçados pelo campo de futebol. No país, até franquias mudam suas cores por representarem os tons de um determinado clube, assim como acontece com o McDonald’s que possui as cores do Galatasaray, vermelho e amarelo, mesmo que sem intenção.