Buscar

Tudo sobre Transtorno Obsessivo Compulsivo Puro


Bom existe dois tipos de TOC: O completo (possui as compulsões e as obsessões) e o puro (possui apenas as obsessões em formas de pensamentos). Geralmente acaba sendo difícil o diagnóstico do transtorno por conta da falta de informação das pessoas, por isso, o TOC acaba sendo muito mais comum do que se pensa que é.



· Como é diagnosticado? : Geralmente é a própria pessoa que percebe que ela possui o transtorno, mas para ela perceber, ela precisa ter conhecimento sobre a doença, por isso na maioria das vezes os diagnósticos são feitos por psicólogos ou psiquiatras.


· O que é o TOC puro? : Mais conhecido lá fora como “Pure O”, acaba sendo um tipo de TOC aonde se possui apenas os pensamentos obsessivos. Geralmente esse tipo de TOC é o grau mais grave do transtorno.



· Quais são os sintomas? : Os sintomas do TOC puro consistem em pensamentos obsessivos que desagradem a pessoa portadora do transtorno, eles podem vir em imagens ou em falas. Geralmente esses pensamentos variam bastante, desde atos sexuais indesejados até pensamentos violentos, grotescos e brutos. Geralmente por conta das crises desses pensamentos, caso a pessoa não faça tratamento, ela acaba desenvolvendo crises de ansiedade ou ataques de pânico, isso sem dizer da baixa autoestima e depressão por ela pensar que ela é aquilo que o pensamento mostra, isso sem falar no desgaste mental e físico ao tentar evitar os pensamentos.


· Quais são as consequências se a pessoa não se tratar? : Nos casos mais leves, pôde-se acabar curando sozinho, mas como boa parte dos casos são medianos ou mais graves, pode se desenvolver Tourettes aguda, depressão clínica grave, crises de ansiedades constantes e até mesmo esquizofrenia em casos extremamente graves.



· Como pode-se tratar esse transtorno/doença?