Buscar

To die by your side is such a heavenly way to die: A história do The Smiths.

Atualizado: 7 de out. de 2021

No início dos anos 80, surgiu em Manchester, uma das bandas mais extraordinárias da história do rock alternativo. Suas letras falavam tanto de política quanto dos mais profundos sentimentos da alma. The Smiths foi uma banda formada pela icônica dupla: Patrick Morrisey (vocalista) e Johnny Marr (guitarrista) que assinaram todas as composições da banda. No baixo, estava Andy Rourke e na bateria, Mike Joyce.



Eles lançaram o primeiro single "Hand in Glove" em maio de 1983. Essa não foi a primeira música deles, porém, foi a primeira que fez com que a banda ficasse conhecida fora de Manchester. A canção foi bastante aclamada e se destacou pela voz inimitável de Morrisey, por um baixo e bateria que exalavam energia e animação, sem contar com os arranjos de guitarra de Marr. Mesmo com uma grande aclamação, não alcançou uma boa posição no UK Single Charts. Então, nos anos seguintes, os singles "This Charming Man" e "What Difference Does It Make?" conseguiram melhores posições -25 e 12.


O primeiro álbum surgiu em Fevereiro de 1984, The Smiths. Em novembro do mesmo ano, eles lançam o disco ``Hatful of Hollow'' com singles inesquecíveis como “This Charming Man” e “Heavens Knows I’m Miserable Now”.