Buscar

Termodinâmica: tá pegando fogo bicho



A termodinâmica é uma área da física que estuda diversos fenômenos e sistemas físicos complexos, nos quais podem ocorrer trocas de calor, conversão de energia e mudanças de temperatura. A termodinâmica é governada por quatro leis: entropia, temperatura, calor e volume, que nos permitem descrever diferentes sistemas por meio de variáveis ​​como pressão, volume, temperatura, calor e entropia.


Primeira lei da termodinâmica


A primeira lei da termodinâmica está relacionada ao princípio da conservação de energia. Isso significa que a energia do sistema não pode ser destruída ou criada, apenas pode ser transformada.


A fórmula que expressa a primeira lei da termodinâmica é a seguinte:




A quantidade de mudança no calor, trabalho e energia interna é medida em Joule (J) como a unidade de medida padrão. Um exemplo prático de conservação de energia é quando uma pessoa usa uma bomba para inflar um objeto inflável, ela está bombeando ar para o objeto com força. Isso significa que a energia cinética faz com que o pistão desça. No entanto, parte da energia é convertida em calor, que é perdido para o meio ambiente.