Buscar

(SPA) algo pior que a ansiedade?

Você já sentiu que as pessoas são muito lentas em relação a você? Já se irritou com alguma pessoa por ela não te entender de primeira? Já se sentiu demasiadamente desatento, hiperativo ou com perda de memória? Alguma vez sentiu que a sua mente parecia estar agindo mais rápido que o seu corpo? Pois bem, esses sintomas muitas vezes estão relacionados a um único mal, que afeta boa parte do mundo contemporâneo.


Um dos mais renomados psiquiatras do Brasil, Augusto Cury, escreve em seu livro sobre o mal do século, que não é necessariamente a depressão ou a ansiedade. Segundo ele, o maior mal que reside na mente humana atualmente é a síndrome do pensamento acelerado (SPA). Esta doença está tão presente que em seu livro é dito que cerca de 80% da população sofre com ela.


Entretanto, antes de adentrarmos mais afundo sobre o que é a SPA, é preciso entender o porquê de ela ter se tornado tão presente na sociedade atual e porque atualmente é preciso ter controle da própria mente.


A princípio, visto que vivemos em uma sociedade em que tudo ocorre com extrema velocidade, ficamos sabendo de várias notícias em tempo real, ocupamos nossa mente com diversos estímulos ao mesmo tempo e vivemos na ânsia do amanhã, do feriado, das férias, entre outros dias de lazer. Tais fatos ocasionam numa aceleração de seu cérebro, que tenta sem sucesso acompanhar as suas atitudes. As consequências disso são enormes, que vão desde a desatenção, cansaço e hiperatividade até doenças mentais mais danosas ao corpo humano como a ansiedade e depressão.


Em vista disso, para entender melhor tal mal e pensar em suas possíveis profilaxias, em seu livro, Cury divide a mente humana em 3 partes. Essas por sua vez são, o Eu, que gerencia os pensamentos; as janelas da memória, que são as “caixas” que armazenam as informações que o EU irá precisar e o autofluxo, que envia essas “caixas” para o Eu utiliza-la. Acontece que, alguém que possua SPA, muitas vezes não possui um Eu gerente que consiga lidar com um autofluxo desordenado, que é gerado pela ansiedade, que acaba enviando em excesso as janelas killer (traumas, memórias ruins). Portanto saber lidar com a sua própria mente, possuir um EU gerente, é fundamental para o controle do SPA e das demais doenças mentais.