Buscar

“Slaughterhouse Five”: Como a guerra afeta a psique humana



“Matadouro Número 5” ou a “A cruzada das crianças” elabora um retrato do mundo despedaçado e sem sentido. O mundo no qual a morte brutal é mais que esperada, passa despercebida.

O mundo no qual a guerra vira sinônimo para a perda da humanidade e em todos os seus significados, a perda da vida humana. A vida após a guerra não segue ordem, segue sem controle, uma eterna continuação do período que nunca terá um desfecho. É impossível atribuir significância aos horrores e à extrema violência, porque eles sempre foram em vão.


O livro Kurt Vonnegut é uma das obras anti-guerra mais famosas do Século 20. Publicado em 1969, mostra o desespero do período pós guerra por meio de Billy Pilgrim. O protagonista não vive de forma linear, entre flashbacks e visões do futuro, a obra é um conjunto de momentos de sua vida sem ordem específica. Porém, seus regressos são sempre centrados na época em que serviu como soldado na Segunda Guerra Mundial, e principalmente de quando foi prisioneiro de guerra na Alemanha, em Dresden.


De 13 a 15 de Fevereiro de 1945 a cidade de Dresden foi bombardeada pelos Aliados. A força aérea britânica e americana despejaram quase 4 mil toneladas de bombas, matando aproximadamente 25 mil pessoas. E um dos poucos sobreviventes foi o próprio Kurt Vonnegut.



“Dresden era uma grande chama. Essa chama devorou tudo o que era orgânico, tudo que poderia queimar"