Buscar

Resenha "As Vantagens de ser Invisível"

Livro escrito por Stephen Chbosky e publicado em 1999, “As Vantagens de Ser Invisível” é um drama que conta a história de Charlie, um garoto de 15 anos que acaba de perder seu melhor amigo para depressão.


O livro é escrito em formato de cartas pelo personagem principal durante o primeiro ano do ensino médio. Charlie escreve sobre seu dia a dia como estudante, sobre seus sentimentos ao passar pela adolescência e histórias únicas que, não só aqueles que passaram por algo parecido, mas, todos irão se identificar. Ele conta quando achou que sua vida estava acabada, após ver que todos seus antigos amigos começaram a fingir que ele não existia, como fez para “superar” a morte de seu melhor e único amigo e como uma coisinha pode virar seu mundo inteiro de cabeça para baixo.


Por ser uma pessoa tímida, Charlie tem dificuldades de criar amizades, mas tudo muda depois de criar coragem para falar com Patrick e Sam, meio-irmãos que estão 3 anos acima da turma dele. A seguir, os três viram amigos inseparáveis que farão tudo para ver o outro feliz. Todavia, o personagem principal tem a tendência de sempre tentar ajudar os outros e muitas vezes acaba esquecendo de cuidar dele mesmo, então, a história também envolve o crescimento pessoal do personagem ao tentar se cuidar mais.


Ao percorrer da narrativa, várias aventuras são apresentadas, como a primeira festa e o primeiro amor de Charlie. Porém, o livro também apresenta outros temas traumáticos na vida dos personagens, como o estupro, abuso infantil, depressão, homofobia e o luto. Além disso, o fato de Charlie escrever o que realmente sente sobre esses assuntos, como é estar na pele de alguém que passou por algo desse tipo e como ele queria que o mundo não tivesse todas essas coisas ruins, faz com que você, realmente, queira continuar lendo.


Pelo devido sucesso, 13 anos após o lançamento do livro, “As vantagens de ser invisível” virou filme estrelado por atores de sucesso como Emma Watson e Logan Lerman. Ao mesmo tempo que é um livro chocante, que te faz querer acabar rápido, você também não vai querer que a história termine por ser uma obra que mostra vários elementos da cultura pop e te faz realmente querer viver a vida.


Citações para te motivar a ler esse livro:

“… porque não há problema em sentir as coisas. E ser quem você é.”

“Eu acho que todo mundo é especial em sua própria maneira.”

“Mas mesmo que não tenhamos o poder de saber quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui”