Buscar

Quem foi Stephen Hawking



Nascido em Oxford, na Inglaterra, no dia 08 de janeiro de 1942, Stephen William Hawking. Fui um dos maiores físicos e cosmólogos britânico, mundialmente conhecido pela sua contribuição à ciência (e as vezes, em suas participações na cultura POP), considerado mundialmente como um dos cientistas mais renomados do século.


Seus pais tiveram uma origem humilde, mas mesmo assim seu pai, Frank Hawking e sua mãe, Isobel Hawking, foram na contra mão do esperado, para quem tinha pouca condição financeira, se formando, ele em medicina e ela em filosofia, política e economia, ambos na universidade de Oxford. Cambridge ganhou um aluno brilhante, porém preguiçoso, no ano de 1962, quando Stephen ingressou para o Trinity Hall College (foi comentado que ele era brilhante, porém preguiçoso, pois Hawking não gostava de passar tanto tempo estudando, mas se formou com honrarias).


Aos 17 anos, o pequeno-jovem Stephen fora aceito na Universidade de Oxford, para cursar Ciências Naturais com ênfase na Física (hoje em dia, chamamos o curso de bacharel em física) e formou-se em 1962, sem muita dificuldade. No mesmo ano, da conclusão de sua graduação, foi fazer doutorado em Cosmologia na Universidade de Cambridge. Conhecendo sua futura esposa (que mais futuramente seria sua ex-esposa) Jane Wilde.



Em 1963, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA). Ao terminar o doutorado, passou a ser pesquisador e mais tarde se tornou professor em Cambridge. Iniciou seus estudos em singularidades e buracos negros. Deixou o Instituto de Astronomia, em 1973.

Em 1979 entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica. Ocupou a cátedra de professor Lucasiano em Matemática, também ocupada por Isaac Newton. Permanecendo até 2009.