Buscar

Procrastinação



Talvez você se sinta com preguiça, desmotivado, estressado e ansioso e provavelmente não está conseguindo cumprir com tarefas cotidianas. Um incômodo que parece ir além de cansaço físico, uma exaustão mental. O que para alguns é um termo “chique” para preguiça a Psicologia explica.


A Procrastinação, de forma resumida, é quando você evita começar atividades mesmo sabendo que precisam ser feitas e deixa para a última hora. Para o nosso Sistema Nervoso ela está relacionada com o padrão instintivo de luta/fuga, que é ativado em momentos de possíveis ameaças. Por isso, convém se perguntar do que você está fugindo?


Ou seja, muito provavelmente essa ação que precisa ser tomada tem uma memória afetiva por trás, que te dá medo, afinal seu cérebro está tentando te proteger.


Os casos mais comuns estão atrelados à alta exigência, perfeccionismo, medo da falha, e isso te paralisa. Por exemplo, se ocorreu alguma experiência traumática durante sua vida, no que diz respeito a estudos, seu cérebro associa as informações e não quer que essa dor se repita.