Buscar

Por que noivas usam branco?

Essa foi a pergunta que estava me fazendo em pleno sábado à tarde. E você, já se pegou pensando sobre esse tipo de tradição?

Quando se trata desse assunto, a maioria das pessoas associa o branco do vestido à “pureza da mulher”, mas nem sempre foi assim.

A ideia dos vestidos trabalhados para o casamento se fortaleceu durante a Idade Média, muito incentivado pela cultura clerical. A vestimenta, comumente, era a utilizada para ir à missa, ou a melhor que a mulher tinha em casa, em sua maioria geracional.

Já o traje da nobreza era marcado por cores fortes e pedrarias, as quais eram motivo de ostentação e status. Dentre essas cores, as principais eram laranja, amarelo, azul (em referência à virgem Maria), vermelho e com um foco no preto.

Posteriormente, a Rainha Vitória da Inglaterra, em 1840, foi a primeira mulher a casar-se por amor, usando então, branco, para destacar-se. Para incentivar o comércio têxtil, acrescentou o véu à vestimenta. Tornando-se então, tendência após a mulher de Napoleão adotar a moda.

Popularmente, a roupa branca faz referência à virgindade, por isso, muitas mulheres utilizam o “off white”, por mais que esse protocolo não seja mais tão aplicado. Atualmente não existem mais tantas normas para o casamento. O que você acha dessa quebra de protocolos?