Buscar

Por que a massa não influencia no tempo de queda?

Quando a gravidade é a única força que atua num corpo em movimento, diz-se que está em “queda livre”. Aristóteles acreditava que o movimento para baixo, dos objetos soltos de uma altura, se devia a sua natureza (lugar natural). Em algum período, entre 1589 e 1592, o polímata italiano Galileu Galilei deixou cair duas esferas de pesos diferentes da Torre de Pisa, segundo seu aluno e biógrafo Vincenzo Viviani. Embora seja mais provável que tenha sido um experimento mental, consta que Galileu começou um evento de contradição ao Aristóteles.


Bolas em rampas

Para Galileu, o peso não deveria ter qualquer influência na velocidade de queda. A comprovação seria simples: bastava jogar do alto da torre corpos com diferentes pesos e medir o tempo de queda. Há relatos na literatura de que bolas de 10 gramas e de 1 grama teriam sido lançadas, todas chegando ao solo ao mesmo tempo. Isso poderia ser facilmente observado se não houvesse a resistência do ar e outros fatores, como a forma e o material dos corpos lançados. Na verdade, a afirmação "todas chegando ao solo ao mesmo tempo" só seria rigorosamente verdadeira se a experiência fosse realizada no vácuo.



Pode-se explicar esse evento de maneira matemática, usando apenas a 2° Lei de Newton (F=ma), sabendo que “a” é uma constante (aceleração da gravidade, mas no momento não vamos nos preocupar com números).