Buscar

PIX: o novo método de pagamento do Banco Central



Primeiramente, antes de falar sobre o PIX é necessário entender o funcionamento do Sistema de pagamentos Brasileiro (SPB).


O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) é toda a estrutura integrada de operações e procedimentos, os quais de forma eletrônica, permitem que os agentes econômicos presentes no Brasil façam movimentações financeiras entre si. Por exemplo, toda transação que envolve cartão de crédito, uma Transferência Eletrônica Disponível(TED) ou até mesmo um cheque, requer a participação do Sistema de Pagamento Brasileiro.


Assim como o TED, o PIX será mais uma opção de pagamento, no entanto seu diferencial é que ele será de modo instantâneo, transferências entre contas correntes vão poder ser feitas em uma média de dois segundos e no máximo em até 10 segundos.


O PIX é uma função que vai aparecer no aplicativo de celular dos clientes de bancos, instituições financeiras e outras empresas de pagamento. Na hora de fechar uma transação, pagamento ou envio de dinheiro basta escolher o PIX no aplicativo como forma de realizar a operação.


Além do pagamento ser instantâneo, ele funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana(incluindo finais de semana), fato que não acontece com TED e DOC( variando de banco para banco).