Buscar

PET-bio: projeto Universitário


Criado em 1979, nasceu o PET-bio, projeto desenvolvido por estudantes da Universidade de Brasília que busca criar um espaço de aprendizado a fim de promover questionamentos e debates acerca da preservação dos biomas brasileiros.


O Earth Action Hub é um projeto que busca a conscientização e debate acerca do meio ambiente. Durante o evento que estão promovendo no final de semana de 21 a 23 de maio, uma das programações é a conversa “Why is the Dissemination of Scientific Information So Urgent? A Story from Brazil”, na qual é possível conhecer mais sobre o projeto brasileiro PET-bio, criado em 1979 pelo professor Elliot Kitajima da Universidade de Brasília. Seu objetivo é formar profissionais com compromissos éticos e sociais e disseminar pesquisas e divulgação científica.


Atualmente, a missão principal do PET-bio é com os biomas brasileiros. Eles pretendem alertar sobre a devastação nessas regiões, e se guiam pela pergunta “Será que a mídia brasileira, os jornais e revistas noticiam com devida representatividade o desmatamento que vem ocorrendo nos biomas brasileiros?” Desta forma, como explica Isabella Castro, uma das integrantes do projeto, essa pergunta dentre muitas outras é o que motiva o andamento das pesquisas.


As buscas estão sendo concentradas no Cerrado, que é majoritariamente devastado para plantio. Isabela explica que a mídia acaba dando muito foco para biomas específicos, como por exemplo o Amazonas. O problema não é focar no Amazonas, mas apenas nele. Há muitas outras regiões do Brasil em que a fauna e a flora estão em perigo, e é necessária a devida atenção a eles.