Buscar

Para sempre Virgil

Virgil Abloh, nasceu em Chicago, Rockford. Sua mãe era costureira e foi ela quem lhe deu as primeiras lições de moda. No entanto, realizou o sonho do pai, fazendo faculdade de engenharia civil em 2002.

Em 2009 ele entrou de cabeça para o mundo da moda, sendo trainee da Fendi por 6 meses, em Roma, ao lado de Kanye West. Os dois já haviam se conhecido em 2002, após o designer Don C descobrir seu talento artístico em uma gráfica e introduzi-lo ao círculo de Kanye.

Virgil Abloh se tornou uma espécie de assistente criativo do rapper, co-criando capas de álbuns, desenhando cenários, desenvolvendo o merch, entre outras coisas. Ele era conhecido por muitos como «o cara que está sempre segurando um laptop ao lado de Kanye». Em 2010, Virgil assumiu oficialmente o título de diretor criativo da Donda, agência de conteúdo de Kanye. Seu primeiro grande projeto foi a direção de arte do álbum Watch the throne, parceria do amigo com Jay-Z.

Sua real ascensão no mundo da moda veio com a criação da Off-White, sua pioneira grife de streetwear de luxo, em 2013 em Milão. Em 2015, a Off-White é nomeada finalista do prestigiado prêmio LVMH, tornando Virgil o único estadunidense a alcançar esse feito. Rihanna, Justin Bieber, Kim Kardashian e, é claro, Kanye West são algumas das estrelas que desde o começo apoiaram a Off-White.

Virgil sofria de angiosarcoma cardíaco, uma forma rara de câncer em que um tumor ocorre no coração desde 2009, mas nesse ano de 2021 não resistiu e acabou falecendo. Um comunicado família de Abloh na conta do designer no Instagram contou sobre a luta contra o câncer “Ele optou por enfrentar sua batalha em particular desde seu diagnóstico em 2019, passando por vários tratamentos desafiadores, ao mesmo tempo em que dirigia várias instituições importantes que abrangem moda, arte e cultura”, diz o comunicado.

Virgil deixou um legado com a sua marca, principalmente com o povo negro, sempre estará em nossos corações.