Buscar

O que na Terra o Direito pode fazer sobre a Mudança Climática

No diálogo entre advogados do Reino Unido e Brasil, durante o evento Earth Action Hub, foram discutidas possíveis maneiras em que o direito pode contribuir para movimentos sobre mudança climática.

O diálogo contou com a presença de Flávia Bellaguarda, advogada brasileira e co-fundadora das organizações “La Clima” e “Youth Climate Leader” com trabalhos voltados a justiça climática, Deepaloke Chatterjee, um advogado comercial qualificado na Índia, Inglaterra e País de Gales, além da integrante da “Legal Response International”(LRI), Pascale.

Os advogados apresentaram como o Direito está ativo na causa climática. Apesar da necessidade do conhecimento da área de climatologia, geografia, biologia e suas vertentes, a assistência jurídica se faz necessária, por exemplo, na organização de protestos, negociações com empresas privadas ou autoridades locais, além de sua participação fundamental no desenvolvimento de projetos políticos e legislativos que reconheçam a atual situação climática emergencial.