Buscar

O início do ano letivo 2021



Dizem que o ano só começa depois do carnaval, e com a voltas aulas nesse período, muitos alunos começaram a pensar nos estudos apenas após esse feriado. Até aí tudo normal, porém, como se trata de um ano atípico no qual estamos vivendo uma pandemia, a incerteza de como será o decorrer do ano está presente nesse retorno. Será híbrido? EAD? Presencial? Ninguém sabe de fato, portanto, saber lidar com as possibilidades deste ano e ter seu ano letivo sob controle é fundamental para o decorrer deste período de estudo, e este texto pretende lhe ajudar nesses aspectos.


O ano de 2020 foi extremamente difícil para os estudantes, o EAD (ensino a distância) pegou de surpresa muitos alunos que não conseguiram se adaptar ao ensino em casa. Isso somado com o atraso de medidas e incompetências das escolas e do governo, principalmente do INEP, se criou um ambiente caótico para o aluno, e isso se mostra com os dados de abstenção do ENEM 2020 segundo dados do próprio INEP foi de 55,3%. Passou-se um ano, algumas coisas mudaram (outras não), mas o principal é que agora o aluno tem a experiência necessária, seja para estudar em casa ou presencialmente e assim, a partir de seu autoconhecimento e as dicas a serem apresentadas é possível planejar um ano letivo que possa render de fato.


O primeiro ponto a ser abordado é, para mim, o mais importante: Organização. Tenha um planejamento pronto desde o início do ano, tenha seus objetivos bem traçados, planeje seu mês, sua semana, até o seu dia para assim evitar a tão temida procrastinação. Planeje o horário que vai acordar, dormir, almoçar, estudar, e até descansar, que é um dos pontos importantes do estudo. Discorrendo mais sobre este último, não adianta se cobrar a horários desumanos de estudo, ter períodos de descanso para despressurizar aumenta a facilidade de ter