Buscar

O hábito de ler como lazer

Com a tecnologia crescente e os serviços de streaming sendo cada vez mais presentes, o entretenimento proveniente da leitura vem se apagando cada dia mais.



Por que não lemos mais?


É um fato na sociedade atual que a leitura já não é mais uma forma de entretenimento tão usual - um fato meio triste, porém muito verídico na nossa sociedade por vários fatores. A falta de leitura é muito preocupante, principalmente na última geração, que já nasceu com celulares e tablets à disposição e vem sofrendo um tipo de “analfabetização” por causa do digital. Háestudos que comprovam que a falta de uma leitura de qualidade (em todas as idades, mas principalmente nas mais jovens) causa esse tipo de “analfabetização”, que impede o indivíduo de ter uma leitura crítica e a capacidade de interpretar textos, o que faz total sentido já que hoje em dia a leitura mais presente estános tweets e títulos de matérias (raramente nas matérias em si) - quando lida a matéria ainda se trata de uma leitura completamente superficial, “por cima” do que está sendo dito de fato.


Pode se dizer que é um tipo de “emburrecimento” da população, já que o fluxo de informação no cérebro é muito maior do que se pode absorver e, ainda por cima, boa parte é um conteúdo completamente “inútil”. Eu acredito que a diminuição da leitura da população é causada principalmente pelas redes sociais, televisões e videogames, embora não dê para culpar uma criança ou um adulto cansado do trabalho por preferir coisas coloridas e superficiais na sua frente ao longo ou no final do dia, mas é necessário e igualment