Buscar

O futuro pós-Trump do Partido Republicano

Apesar de continuar alegando que as eleições presidenciais americanas de 2020 tenham sido fraudadas, Trump perdeu. Não existem provas que sustentem as suas alegações e todas as instituições americanas certificaram a vitória de Joe Biden, incluindo o Congresso e a Suprema Corte. Contudo, qual é a influência que o agora ex-Presidente possui sobre o seu partido, o Republicano? Quais serão as consequências de suas políticas para o futuro do partido? Só o futuro poderá responder essas perguntas, mas já existem alguns sinais de suas possíveis respostas.



Segundo o site americano FiveThirtyEight, Trump deixou a presidência dos Estados Unidos com uma aprovação de 38,6% e uma rejeição de 57,9%, a mais alta de todo o seu mandato. Esses números, no entanto, não representam a influência dele no próprio partido. Entre os membros do Partido Republicano, 84% aprovavam o ex-Presidente quando ele saiu da Casa Branca. Todos esses dados foram recolhidos duas semanas depois do ataque ao Capitólio americano (equivalente ao Congresso Nacional no Brasil) por apoiadores de Trump, portanto representam o quão forte ainda é a sua figura entre seus partidários, mesmo após esses eventos.


O segundo julgamento de impeachment de Trump, encerrado no dia 13 de fevereiro com a absolvição do ex-Presidente, também mostrou que o Partido Republicano ainda não está inclinado a abandonar a política “trumpista.” Na Câmara dos Deputados, apenas 10 de 207 republicanos votaram a favor do impeachment; no Senado foram 7 de 50, representando apenas 6,6% dos parlamentares republicanos.


É muito cedo para tirar conclusões sobre quanto tempo a influência de Trump irá durar, visto que, historicamente, candidatos perdedores de eleições tendem a perderem força com o eleitorado durante o mandato de seu opositor. Mas, para muitos eleitores do ex-Presidente, ele não perdeu a eleição - afinal, nem ele assumiu a derrota para Biden. Portanto, existem muitos motivos para acreditar que a figura de Trump não sumirá do partido por algum tempo.


A pergunta que fica é: será que Trump será o candidato do Partido Republicano em 2024? Isso não é só possível, como relativamente provável. Sim, ele terá 78 anos nas próximas eleições, mas essa é exatamente a idade de Biden atualmente. Segundo especialistas, o que pode impedir esse acontecimento é se alguém dentro do partido conseguir replicar a retórica do ex-Presidente retirando as partes mais extremas de seu discurso, que levaram, por exemplo, ao ataque ao Capitólio. Mas, novamente, é muito cedo para fazer previsões e o cenário daqui a 3 anos e meio pode ser completamente diferente do atual.


Em meio as inc