Buscar

O calendário do futebol brasileiro em 2021

Logo após o término do campeonato brasileiro (24/02), quatro dias depois os campeonatos estaduais já se iniciaram (28/02).

O técnico da equipe que recentemente foi campeão da América, Abel Ferreira, vem criticando fortemente o inchado calendário brasileiro. Segundo o português, “Isso não existe em lado nenhum, só no Brasil. As pessoas que organizam e tomam conta da marcação dos jogos têm que ter coragem para tomar decisões. Às vezes são difíceis, mas é para o bem de todos. Deixa eu dizer isso: tudo que eu falo, não sou perfeito, cometo erros, mas é minha intenção, dentro daquilo que eu sei, ajudar o futebol brasileiro através de minha opinião...”.Abel não é o primeiro europeu a criticar nosso calendário, quando Jorge Jesus estava no Flamengo em 2019, também fez críticas ao calendário apertado.

É evidente que o calendário é desorganizado e robusto, e que isso se agravou ainda mais com a pandemia da Covid-19. E com essas condições, quem perde é o futebol brasileiro, pois os nossos técnicos não possuem tempo para treinar e aplicar um estilo de jogo- e com isso durando em média 2 a 3 meses de trabalho.

Como citado, os campeonatos estaduais e o Brasileirão terão um curto intervalo de tempo, e nessa ocasião trago um questionamento: é necessário que estes campeonatos estaduais possuam a mesma quantidade de datas mesmo em tempos de pandemia?

É inacreditável que além de tudo que estamos passando, ainda existam 16 jogos de um campeonato de pouca expressão. Provavelmente, os times que disputarão os campeonatos brasileiros A e B colocarão seus jogadores de categorias de base para a disputa noscampeonatos regionais- pelo menos um lado positivo, é uma chance dos jovens demonstrarem potencial.

Nós como torcedores devemos cobrar de nossos dirigentes e presidentes por um posicionamento, o que a CBF(Confederação Brasileira de Futebol)e as Federações Estaduais fazem é um absurdo e empobrece o país do futebol. Com consequências de um calendário inchado, teremos novamente um campeonato brasileiro de nível baixo e com alto número de les