Buscar

Movimentos sociais: história e atualidade.

Atualizado: 20 de mar. de 2021



Ao falarmos sobre a história do Mundo e suas evoluções sociais, citamos grandes movimentos que contribuíram para que essas mudanças saíssem do papel. Muitos pensam ser algo mais atual, mas a verdade é que esses movimentos vêm de muito antes, sendo acompanhadas de grandes revoluções e lutas constantes pela busca de seus direitos muita das vezes negados ou ignorados.


Os primórdios dos movimentos sociais:


Os primeiros movimentos sociais, ocorreram durante o final do século XVIII. O movimento consistiu na luta de trabalhadores assalariados pelos seus direitos trabalhistas. Com jornadas de trabalho excessiva e salários não correspondentes ao período que trabalhavam, onde notado por eles, seria uma clara exploração do homem.


Além disso, o movimento também lutava contra a substituição do trabalho humano para a utilização de máquinas em seu lugar, proporcionados pelo resultado da primeira revolução industrial.


O mesmo recebeu o nome de Ludismo, quando um dos trabalhadores, chamado Ned Ludd, teria quebrado as máquinas de seu patrão em resposta as recentes mudanças que vinham acontecendo.


Hoje, o ludismo também é utilizado como um conceito político que se refere a aqueles que se opõem ao desenvolvimento tecnológico industrial, o conceito recebeu o nome de: neoludismo.


Os primórdios dos movimentos sociais no Brasil:


No Brasil, os prim