Buscar

Momentum e Teoria das colisões





O conceito de momentum não é cotidiano para o brasileiro, mas ao observarmos algumas séries e/ou filmes estrangeiros (principalmente os europeus e norte-americanos), podemos perceber que o conceito é usual e comumente utilizado por eles. De maneira coloquial, pode-se fazer uma comparação grosseira com um time de futebol “o time carioca comandado pelo Renato Gaúcho, está em um ótimo momento”, assim associa-se que o time está embalado em uma série de boas atuações e que, provavelmente, vá continuar assim por um bom tempo. Essa seria uma espécie de essência do seu significado para a física, óbvio que de maneira extremamente grosseira e pouco específica.


Momentum é uma medida de massa em movimento: quanta massa há e em quanto movimento. É geralmente dado o símbolo “M”.


M = mv


Onde “m” é a massa e “v” é a velocidade vetorial. As unidades padrão para o momento são kg⋅m/s e momento é sempre uma quantidade vetorial. Esta simples relação significa que, dobrando tanto a massa ou a velocidade de um objeto, dobrará também o momento.


O lado realmente útil sobre o momentum, é sua relação com a força. Lembre-se das equações cinemáticas, onde a variação da velocidade pode ser descrita como ∆v=a×∆t. Assim se conclui que a mudança (variação) do momentum, seguido por uma aceleração, pode ser descrito como:


∆M=m×∆V


∆M=m×a