Buscar

Moda Sustentável


A moda sustentável surgiu como uma nova forma de pensar na conduta em que vivemoshoje em dia, no ponto de vista ecológico. Há muito tempo nós viemos

extraindo recursos naturais não renováveis, trazendo poluição, degradando sem muitas vezes pensar nas consequências que essa atitude vem trazendo, como o consumo desenfreado de produção de roupa e os descartesdas mesmas que geramos.

A moda é um conjunto de costumes e valores que a sociedade pode se representar através do jeito de vestir. A estética do belo é bem influenciada, por diferentes fatores, os quais muitas vezes acaba gerando uma tendencia que mudam de forma incessante, como os desfilesde estilistas renomados.


De maneira histórica, a vestimenta foi usada como status para diferenciar as classes sociais, e isso ainda ocorre, mesmo que seja de uma forma inconsciente, e quando uma tendencia se torna muito popular, ela é rapidamente trocada por outra. Esse processo se chama Fast Fashion, que é um termo usado por marcas que possuem uma produção de uma maneira rápida e continua de suas coleções, trocando de coleções semanalmente ou até mesmo diariamente, levando assim, o consumidor às ultimas tendencias em tempo record e colocando os preços acessíveis. Esse consumo desenfreado vem deixando marcas no meio do ambiente, a degradação do planeta e o consumode matéria prima não renovável de forma desregulada.


A moda e a sustentabilidade são de forma aparente, conceitos conflitantes, como os produtos de pouca duração e leva em conta a sustentabilidade e reutilização de produtos. Contudo não dá para generalizar tudo, os produtos chamados “clássicos” tem o design menos datado no tempo e por isso tem mais durabilidade.