Buscar

Mindset: o segredo para o sucesso e felicidade

Atualizado: 2 de mai. de 2021


Mindset é um termo que foi se popularizando ao longo do tempo, e que exerce influência principalmente no mundo corporativo. Em seu sentido literal, mindset significa “programação da mente”. Entretanto, esse conceito abrange muito mais: é o conjunto de pensamentos e crenças que moldam nossa mente, determinando a forma como nós nos comportamos. Nas empresas, isso significa ajustar o pensamento de cada indivíduo de modo a buscar por uma mentalidade que leve ao sucesso.


Como cada pessoa é única, cada uma delas possui um mindset diferente, que, deste modo, as leva a tomar decisões de formas distintas e, também, a distinguir o que é bom ou ruim. Um exemplo ilustrativo é um dia chuvoso. Muitos veem isso como algo relaxante, ou que ajuda ainda mais na concentração ao realizar alguma tarefa. Entretanto, outros odeiam a chuva, e acreditam que atrapalha completamente o rendimento do dia. Como se pode ver, cada pessoa pensa de maneira diferente.


Carol Dweck, psicóloga e autora do livro “Mindset – A nova psicologia do sucesso”, explica que existem vários tipos diferentes de mindset. Alguns dos principais são:


Mindset fixo:


É a crença de que cada um possui qualidades que não podem ser alteradas. Ou seja, se algum indivíduo é bom em cantar, porém ruim em desenhar, ele será assim para sempre, bom no canto, porém nunca conseguirá aperfeiçoar suas habilidades no desenho, por exemplo. Essa mentalidade, de acordo com a autora, caracteriza pessoas inseguras, e que têm o pensamento de que, se há a possibilidade de algo dar errado, é melhor nem tentar.