Buscar

Mais uma Simulação ONU em andamento

A cerimônia de abertura que marcou o começo da Simulação ONU SEB de 2021 foi um momento de acolhimento a todos os alunos participantes e aos organizadores do evento.


A IX Simulação ONU SEB começou de forma calorosa, com uma abertura, realizada digitalmente, de boas-vindas aos delegados e jornalistas participantes. Após a apresentação dos diretores das unidades Ahú, Batel e Mercês da Escola SEB Dom Bosco - cujos alunos estão envolvidos no evento - e da equipe coordenadora do projeto, foi entoado o hino nacional brasileiro, em homenagem à pátria.


Ainda, como forma de relembrar o progresso já atingido em relação à desenvoltura dos estudantes, a coordenação do evento transmitiu uma compilação de momentos vividos durante o treinamento da Simulação, que ocorreu em agosto. Com esse vídeo, assim como com as palavras dos diretores dos comitês, foi mostrada a dedicação dos participantes com a criação de um ambiente diplomático e propício ao aprendizado.


Mesmo com grupos de debate reduzidos, em razão do cenário pandêmico atual, os temas debatidos por cada comitê (Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho de Segurança Histórico e Conselho de Segurança Bilíngue) na Simulação ONU deste ano são de extrema importância internacional. Variando de discussões sobre ações para impedir que grupos extremistas tenham armas de destruição em massa à troca de argumentos sobre a expansão de células do Estado Islâmico, os assuntos deixam espaço para que os alunos desenvolvam um melhor senso crítico do mundo e ponham em prática suas habilidades de pesquisa e discurso.


Com a apresentação dos delegados de cada comitê e dos jornalistas da equipe de imprensa, e o agradecimento aos alunos do último ano do Ensino Médio da Escola SEB Dom Bosco que aceitaram o convite para reger os comitês, o Secretário-Geral da Simulação, Sr. Irenilson Lubacheski, desejou a todos uma boa conferência, decretando oficialmente o início do evento.