Buscar

Inspirar as pessoas a tomarem ação

“Um título faz a diferença”, Gosia Luzsczek em Workshop no Earth Action Hub


Gosia Luzsczek e Adriána Hencekova realizaram na manhã deste sábado (22/05) um Workshop destinado a jornalistas. O principal tema abordado foi o “constructive journalism”, que foi tido como uma maneira de dar esperança aos leitores, para inspirá-los a tomar ação.


Um exemplo discutido no final da atividade foi o título de uma matéria do The Guardian. O título da matéria era: “Temos 12 anos para salvar o planeta, diz IPCC. “. E a discussão era de como mudar essa manchete para algo que possa inspirar o leitor a tomar ação para mudar o planeta, pois da maneira em que foi apresentado, apenas assusta quem está lendo. Uma das sugestões fornecidas foi “Nós ainda temos 12 anos para salvar o planeta, diz IPCC”. Desta maneira, fica mais claro para o leitor que ele pode tomar ação.


Outra instigação, fornecida por um dos participantes, é de tentar deixar o problema ambiental global de uma maneira local. Muitas vezes os jovens acreditam que o mundo é muito grande para as pequenas ações terem efeito. E essa não é a realidade. Como jornalistas, devemos mostrar que a ação local é primordial para salvar o planeta de uma catástrofe ambiental.