Buscar

Harry Potter vs. Percy Jackson

Desde o seu lançamento em 2005, Percy Jackson é diariamente comparado com Harry Potter, lançado em 1997. Fãs do mundo inteiro encontram diferenças e semelhanças entre as duas obras até hoje e sobre isso que falaremos aqui.

Percy Jackson gira em torno da mitologia grega e conta a história de um menino que com 11 anos descobre que é filho de um Deus, Poseidon, e a partir disso tem que lidar com seus poderes de semideus e com seus inimigos. Já em Harry Potter, a história gira em torno de magia e bruxaria e fala sobre a vida de um garoto de 11 anos que descobre ser filho de bruxos e tem que ir para uma escola aprender a controlar seus poderes e derrotar seus inimigos. Além da ideia geral dos livros ser parecida, detalhes simples são coisas que os fãs sempre percebem entre essas franquias. Harry faz parte de um trio de amigos com uma garota inteligente e um rapaz que faz piada sobre tudo. Percy faz parte de um trio de amigos com uma garota inteligente e um rapaz que faz piada sobre tudo. Harry é moreno de olhos claros. Percy é moreno de olhos claros. Harry luta com o bruxo mais perigoso do mundo. Percy luta com o Deus mais perigoso do mundo. Os dois são icônicos e fariam de tudo por seus amigos, sendo extemamente poderosos, conquistando qualquer um que lê seus livros.

Apesar de suas histórias terem a mesma base, vários aspectos que são decisivos para a história são diferentes. Em Percy Jackson, os ambientes principais são o acampamento meio-sangue e Nova Iorque, Percy, o personagem principal, é dislexico e tem dificuldades em conseguir se manter em uma escola por mais de 2 anos, as entidades mais poderosas do livro, os deuses, vivem entre os humanos e os monstros, que são representados como os vilões, são encobertos por uma névoa para que os humanos não os percebam. Já em Harry Potter, Harry frequenta uma escola direcionada para bruxos por 7 anos chamada Hogwarts, os bruxos não vivem no mundo dos humanos, e sim, no mundo bruxo e quando os trouxas, como os não-bruxos são chamados, veem alguma magia sendo feita, feitiços são jogados neles para que se esqueçam do que viram.

Resumidamente, podemos ver como esses dois livros tem algumas características iguais, mas suas histórias tomam rumos bem diferentes. Portanto, digo com total sinceridade que as duas sagas devem ser lidas, Percy Jackson com 5 livros e Harry Potter com 7, e que seus filmes devem ser assistidos pois não é atoa que Rick Riordan e J.K Rowling sempre são citados como os maiores autores de fantasia no mundo moderno.