Buscar

Guerra das Coreias

A guerra das Coreias foi um conflito armado entre dois governos estabelecidos na Coreia, iniciado em 1950 se estendendo até 1953 e foi um símbolo da Guerra Fria. Esse conflito foi iniciado pela divisão do território da Coreia em dois, imposta pelos EUA e pela União Soviética.


O conflito teve duração de três anos, e deixou mais de 2,5 milhões de mortos, a maioria civil. Em 1953 foi assinada uma proposta de cessar-fogo válida até os dias atuais, no entanto, nunca foi assinado um tratado de paz dando um fim definitivo à guerra.


Em 1910 foi assinado um acordo anexando o território da Coreia ao Japão, gerando um processo de colonização violento. O conflito se iniciou quando tropas norte-coreanas invadiram o território da Coreia do Sul com o objetivo de expandir seu território, logo sendo combatidos por forças militares lideradas pelos Estados Unidos. O objetivo dos dois governos era unificar o país sob sua liderança.


A Guerra das Coreias foi um conflito extremamente violento que foi interrompido após ameaças sugerindo um possível ataque nuclear por parte dos Estados Unidos. A divisão dos territórios permaneceu basicamente a mesma ao fim do conflito. Os prisioneiros de cada país foram trocados, contudo, centenas de famílias nunca mais se encontraram com apenas algumas raras exceções.


Apesar de ter deixado um rastro de sangue e destruição na história, as fronteiras permanecem com as mesmas delimitações, sem nenhuma mudança territorial significativa, resultando em um conflito inútil, cuja única função foi trazer o caos, separando famílias e matando inocentes, tudo a custo de nada.