Buscar

Globo de Ouro: A premiação mais absurda de Hollywood

Considerada uma das maiores cerimônias de premiação da indústria cinematográfica, o Globo de Ouro celebrará sua 78ª edição no dia 28 de Fevereiro deste ano. Além de sempre ser um show repleto de celebridades, é um evento muito mais divertido de se assistir do que o Oscar, por exemplo, por sua curta duração e maior festividade. Contudo, o maior segredo (nem tão secreto assim) do Globo de Ouro é que ele pode ser comprado.



A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que vota em quem deve ganhar o Oscar, tem aproximadamente 8 mil membros de diversas áreas da indústria, tendo atores, produtores, diretores, roteiristas, sonoplastas, editores e muitos outros em sua composição. É praticamente impossível bajular pessoalmente todas essas milhares de pessoas, então o melhor que se pode fazer é uma boa campanha publicitária para que muitos gostem e votem no filme para ganhar a premiação máxima do cinema. O mesmo não se aplica à Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês), órgão que premia o Globo de Ouro, que possui apenas 90 membros.


Denzel Washington, conhecido por seus papéis em Malcolm X (1992), Dia de Treinamento (2001), O Protetor (2014) e muitos outros, falou sobre essa manipulação ao receber um prêmio do próprio de Globo de Ouro. Segundo ele, o produtor de seu filme organizou um almoço com metade dos membros da HFPA onde ele falou a Denzel o seguinte: “Eles irão assistir o filme, nós iremos alimentá-los, você tirará fotos com todo mundo, você segurará suas revistas e tirará fotos com elas e você ganhará o prêmio.” E foi exatamente o que aconteceu.


Outro evento marcante de manipulação dos resultados do Globo de Ouro aconteceu em 1982 quando Pia Zadora ganhou o prêmio de Estrela em Ascensão do Ano (prêmio extinto no ano seguinte) por sua performance em Butterfly. No entanto, o filme e sua atuação foram amplamente criticados por críticos e membros da indústria cinematográfica. O filme também foi um fracasso de bilheteria. Nada justificava a indicação de Zadora, muito menos a sua vitória. Mas seu esposo, um bilionário israelense pagou um final de semana de descanso e diversão para todos os membros da HFPA em Las Vegas, desde que eles escutassem um show de Zadora. Ela, de fato, era uma boa cantora, que certamente ganhou os votantes com seu charme. O resultado foi levar seu prêmio para casa.


Para comprar uma indicação é ainda mais fácil. Se a HFPA tem 90 membros e, para conseguir uma indicação, você precisa de uns 10% dos votos, um jantar com 10 membros da Associação deve garantir sua presença na premiação.


Não, nem todas as indicações e premiações do Globo de Ouro são compradas. Pelo contrário, isso ocorre, mas às escondidas e com pouca frequência. Na realidade, os vencedores tem muito mérito em suas conquistas e, na maioria das vezes, é muito justo. Entretanto, por ser uma das premiações mais importantes da indústria e possuir uma grande influência s