Buscar

Feminismo & Afeganistão


Foto: Sajjad Hussain


Sabemos que nos últimos dias as notícias sobre o Afeganistão estão repercutindo e muitas pessoas decidiram compartilhar informações e prestar solidariedade por meio das redes sociais. Meu objetivo com essa matéria é trazer mais visibilidade do que o assunto já tem e fazer um breve resumo do que está acontecendo para todos que desejam se informar.

Para começarmos a abordar sobre este assunto, faz-se necessário entender que o feminismo é um movimento necessário que luta a favor dos direitos das mulheres e tem que ser levado em conta no mundo todo. Esse movimento, que ganhou mais voz durante a última década, nos ajuda a entender o porquê e como é necessário que exista pautas para serem defendidas em prol da mulher.


O motivo pelo qual deixa-se claro que o feminismo é importante e deve ser preservado está diretamente relacionado com as ações do grupo chamado “Talibã”. Este grupo é extremista e já governou o Afeganistão anteriormente nos anos de 1996 e 2001, e durante esse tempo de governo o grupo permitiu que calamidades acontecem, tais como: grupos terroristas usando o país para planejamento de ataques - tal como o de 11 de setembro nos EUA-, solicitou que as meninas não poderiam estudar e as mulheres só poderiam sair de casa se estivessem acompanhadas de um parente - geralmente homem-, nesse governo também houve a permissão de apedrejamento de mulheres que fossem acusadas de adul