Buscar

Explicando a mente


The Mind, Explained” é uma série televisiva, de streaming, em forma de documentário, de 2019, lançada na Netflix. Traz várias curiosidades no que se diz respeito a mente humana, de maneira aprofundada e objetiva. Trata de temas distintos em cada capítulo, os quais têm em média 20 minutos de duração.

Logo no primeiro episódio, fala-se sobre a memória, o como é formada no cérebro, sua capacidade de distorção de ocorridos, e até mesmo o fortalecimento dela. Em seguida, é discorrido sobre sonhos, desde a introdução da ideia de subconsciente, proposta pelo Médico, Psiquiatra e Judeu Sigmund Freud, no livro “A interpretação dos sonhos”, o qual foi queimado durante o período Nazista, até o posicionamento de John Locke e Salvador Dalí sobre.

Na sequência, é explanado sobre ansiedade, por que, como e onde ela atua em nosso organismo. Coincidentemente, no capítulo meditação, é proposto algumas alternativas para lidar com tal sentimento, dando ênfase à atuação da prática no sistema nervoso e endócrino. Explicando por meio de pesquisas, porque o homem mais feliz do mundo é um monge budista tibetano.

E por fim, os tão misteriosos psicodélicos e seus efeitos terapêuticos e/ou danosos ao ser humano. Explicando suas atuações diretas em transtornos mentais e em processos assistidos por profissionais. Bem como da falta de pesquisas no meio.