Buscar

Entenda: Costa Leste contra Costa Oeste

A rivalidade entre os rappers da Costa Oeste e Costa Leste dos EUA ficou marcada pelas tragédias envolvendo o desfecho de sua história. Mas para começarmos devemos ir para 1991, ano em que os EUA se encontravam em um caos racial e político.



O rap já teria virado mainstream, através de grupos como: “A Tribe Called Quest”, “Run DMC”, “Salt n Pepper”, “ Bestie Boys”, “ House of pain” e o notório e aclamado grupo “NWA”. A partir dos anos finais desse grupo inicia-se essa rivalidade, pois o rapper nova iorquino Tim Dog teria mandado uma disstrack para o grupo californiano, chamada “Fuck Compton”.

Essa tensão entre o grupo e o rapper solo seria uma das primeiras rivalidades entre as costas. Logo após o fim do grupo NWA em 1992 e com a morte de Eazy-E em 1994, a briga daria uma acalmada momentânea até o surgimento de duas gravadoras: a Death Row Records em Los Angeles ( fundada por Suge Knight e Dr Dre) e a Bad Boys Records em Nova Iorque ( fundada por Puffy Daddy). Essas duas gravadoras se tornariam protagonistas nessa rivalidade, por conta dos rappers Tupac Shakur e Notorious B.I.G.

O conflito entre os dois rappers fez com que a rivalidade escalasse para níveis inimagináveis. A disputa começou logo após o lançamento da música “Who Shot Ya”, que seria uma suposta diss de B.I.G para Tupac, o qual se encontrava na cadeia no momento. Logo após sua saída no início de 95, Tupac lançaria o seu álbum “All Eyez on me”, que seria um sucesso instantâneo, não só pelos hits como também pelas disstracks mandadas para Biggie, Puffy Daddy e Nas, colocando em destaque especial as duas faixas chamadas: “Hit Em Up” ( disstrack mais famosa da história) e “ Against All Odds”.

Com isso, o conflito se escalou tanto, que em setembro de 96 Pac foi morto a tiros, por um suspeito desconhecido (o crime não foi solucionado até hoje) e logo em abril de 97, Biggie também seria morto a tiros, dando assim o desfecho e o fim dessa rivalidade histórica, que influencia a cena musical até hoje.