Buscar

Como o machismo é introduzido em nossas vidas desde a infância


”Menina é obrigada a usar traje da vergonha por quebrar código de vestimenta", diz reportagem da BBC News, mas a frase poderia ser facilmente mudada para “menina vai para a escola com uma saia acima do joelho em um dia de 30 graus e é forçada a se envergonhar por provocar os garotos”.

O código de vestimenta na escola é um típico caso de machismo, aonde as mulheres que vão levar a culpa pela forma que os homens agem. Acontece o mesmo caso quando mulheres são estupradas e as pessoas acabam defendendo o estuprador, pois a mulher estava com “roupas muito provocantes" ou ela estava pedindo que a machucassem saindo por aí com esse tipo de roupa.

A regra de o que se pode usar é bem comum e é aplicada a todos. Pelo menos é o que querem que a gente acredite. Porém, as mulheres não podem usar shorts nem mostrar os seus ombros porque os meninos não conseguem ‘se conter’ enquanto os homens podem usar o que quiserem sem serem acusados de provocar o sexo oposto.

Quantas vezes já me falaram para me cobrir porque eu tava mostrando muito do meu corpo? Quantas vezes minhas amigas foram chamadas para irem à diretoria por estarem de shorts? E quantas vezes os meninos foram de bermuda e regata a escola e a diretoria nem ligou? Eu te respondo: muitas vezes.

Até quando as mulheres vão ser acusadas por algo que não tiverem culpa? A essa resposta eu realmente não sei te responder, mas porque não começar a ensinar em casa e depois nas escolas os garotos como respeitar as mulheres independente da roupa que elas tão usando em vez de dizer que eles não conseguem se controlar?