Buscar

Como a mudança climática afetará sua carreira e o que você pode fazer a respeito.

Neste workshop, a principal temática foi de como uma mudança climática, que pode acontecer, afetará sua futura carreira e o que você pode fazer para reverter isso.


Esse evento contou com a participação de: Ipek Gencsu, Sir Dieter Helm CBE, Olga Strietska-Illina, Jacklyn Cock, Ajai Ahluwalia e Nick Kendrick.

Para iniciar, é preciso deixar bem claro o que significa “empregos verdes”.

Empregos verdes são aqueles que envolvem agricultura, pesquisa e desenvolvimento, fabricação, administração, entre outros, com o objetivo maior de ser sustentável, para colaborar com a recuperação do meio ambiente.


Dito isso, alguns membros iniciaram uma discussão sobre a transição justa, que seria uma ação climática onde o cenário não seria apenas “como reduzir as emissões de gases de efeito estufa” e sim, algo mais amplo, se preocupando também com as pessoas menos favorecidas. A ideia de “mudar os comportamentos da noite pro dia” são equivocadas, como Ajai Ahluwaila mencionou.


Seria preciso assegurar que os empregos verdes fossem bons empregos. Fornecendo todos os direitos básicos, como renda justa e segurança. Como Jacklyn Cock disse “trabalhos verdes são difíceis” e requer muito cuidado, já que áreas verdes contém muita exposição à produtos químicos e industriais.

Foi abordado também no workshop o Capitalismo Verde, ou o ecocapitalismo que cada dia mais está tomando forma. É um meio de suavizar os impactos causados pelo ser humano contra o meio ambiente. Porém, muitas pessoas consideram esse tema, de certa forma, ilusório, pois não inclui todas as pessoas e visa mais o lu