Buscar

Chbad Srey

Chbad Srey é um código de conduta tradicional para mulheres no Camboja, escrito na forma de um extenso poema em quemer (Khmer), a língua oficial do país. O texto detalha, de maneira coercitiva, como as mulheres devem agir em sociedade e como deve ser seu relacionamento com seus maridos. Elas são orientadas a demonstrar paciência e submissão em suas famílias e, caso descumpram com os valores tradicionais, o código prevê que encontrarão infelicidade e desgraça.


Um trecho do código instrui:


“Seja respeitosa com seu marido. Sirva bem à ele e mantenha a chama do relacionamento acesa. Caso contrário, isso queimará você. Não traga problemas externos para dentro do lar. Não leve problemas internos para fora do lar.” (Tradução livre)


Biblioteca do Camboja (Chbad Srey)


É comum, no país asiático, o texto ser inserido dentro das escolas com papel cultural e de manutenção da identidade nacional. Assim, possui grande influência no aprendizado das crianças. Entretanto, o próprio acesso a essas escolas é limitado, geralmente ao ensino primário para as meninas, já que, estão predestinadas ao casamento, atividades domésticas e a subordinação aos seus pais e futuro marido.


A organização da sociedade cambojana tradicionalmente é h