Buscar

Atividades físicas na quarentena

Maria Clara Castilho


Atualmente, o mundo está passando por um período extremamente difícil, marcado por muitas mortes, medo e isolamento por conta do vírus Covid-19. A situação não está fácil para ninguém. Muitos perderam parentes, outros estão com a sanidade mental prejudicada por não poderem ver ninguém — afinal, o ser humano é social, e é necessário ter contato com outras pessoas, o que, neste momento, é praticamente impossível. Entretanto, há maneiras de passar por todas essas dificuldades de forma menos sufocante e angustiante. Uma delas é a prática regular de atividades físicas. Se exercitar possui muitos benefícios, seja para a saúde física ou mental.


De acordo com pesquisas, praticar atividades físicas diminui o estresse e o cansaço, pois, quando nos movimentamos, o corpo produz algumas substâncias — tais quais serotonina e dopamina — responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Realizar exercícios está relacionado também a desafios. Um exemplo que ilustra isso é o seguinte: uma pessoa, treinando pela primeira vez, começa a levantar um peso de 2 quilos. Depois de algumas semanas, evoluirá para 4 quilos e por aí vai. Por isso, com a prática regular, o indivíduo pode evoluir e tornar-se muito mais disposto e resistente.


Mostra-se também que, para aqueles que possuem alguns tipos de doenças, a prática de exercícios é de grande ajuda. Para hipertensos, por exemplo, ao realizar atividades aeróbicas há uma diminuição na pressão arterial e a melhora da circulação sanguínea. Além disso, as atividades físicas ajudam a controlar a glicemia por melhorar a sensibilidade à insulina, o que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, podendo ser um importante aliado na prevenção e no combate à diabetes.


Mas a maior pergunta então é: como praticar essas atividades físicas, já que as academias, clubes e parques estão fechados? A solução é realizá-los em sua própria casa. Não é algo fácil, pois há muitos fatores que podem tirar a concentração, ou às vezes o espaço é pequeno. Entretanto, apesar das dificuldades é possível. As pessoas estão lidando com muito estresse diariamente, além de passarem muita parte do tempo sentadas, seja tendo aula online, ou home office, por isso, se exercitar fará com que seu corpo e circulação se movimente.


Há muitos locais em que se podem encontrar exercícios ou treinos, tais como no Youtube, plataforma que possui muitos vídeos, inclusive mostrando exercícios para todas as partes do corpo.


Portanto, as atividades físicas são muito importantes para a saúde, e, principalmente neste período de pandemia, são uma espécie de “refúgio”, que traz bem estar físico e mental.


Dicas:


Algumas pessoas que possuem ótimos vídeos de treino no Youtube: