Buscar

Arquitetura e Madeira

Antigamente as casas eram em sua maioria feitas em madeira, tendo como padrão as tábuas de madeira verticais, mata-juntas e telhado de barro. No interior do Paraná, ainda é muito comum encontrar casas em madeira feitas pelos pioneiros. O material sempre esteve presente na arquitetura e é fundamental para a compreensão de sua história. Em sua maioria, as árvores sugerem a aplicação que a madeira pode ter, em função de sua aparência, durabilidade, resistência etc. Tendo esta sido fundamental na implantação das cidades e no abrigo de suas populações. Isto porque os povos se moviam em regiões repletas de árvores, o que favorecia sua economia e desenvolvimento, no entanto, foram responsáveis pelo desmatamento, que, se no passado eram legais, hoje são ilegais.


Figura 1: Desmatamento florestal - Catraca Livre


No decorrer dos anos, casas que eram feitas de tábua de forma artesanal tiveram sua linha de montagem alterada. Sendo que hoje existem empresas que produzem “casas pré-moldadas” ou pré-fabricadas que em seus processos de produção substituíram o trabalho de hábeis carpinteiros.


Nos Estados Unidos são encontradas casa no sistema construtivo plataforma e balão (plataform frame e ballon frame), formadas, normalmente, por peças de madeira de pequena seção originárias de coníferas serradas, chapas de derivados, isolamento térmico e acústico, diversos tipos de revestimentos etc.