Buscar

Aplicando para os EUA: Redações

Consideradas por muitos como o ponto mais importante do processo seletivo para faculdades americanas, as redações representam a parte da aplicação que permite que os candidatos mostrem suas personalidades ao conselho de admissão.



O que se deve esperar dos temas das redações?

Diferentemente das redações do ENEM e vestibulares, os temas dos textos exigidos pelas universidades americanas são muito mais diversos (geralmente, há uma longa lista de possíveis assuntos para escolher), pessoais e vagos, uma vez que o objetivo é justamente conhecer os candidatos. Como exemplo disso, pode-se mencionar alguns dos temas ofertados pelo Common App – plataforma de aplicação reconhecida, segundo o The Princeton Review, por mais de 700 faculdades – como:

  1. Reflita sobre uma ocasião em que você questionou ou desafiou uma crença ou ideia. O que motivou seu pensamento? Qual foi o resultado?

  2. As lições que aprendemos com os obstáculos que encontramos podem ser fundamentais para o sucesso futuro. Reconte uma ocasião em que você enfrentou um desafio, contratempo ou fracasso. Como isso afetou você e o que você aprendeu com a experiência?

  3. Discuta uma realização ou evento que desencadeou um período de crescimento pessoal e uma nova compreensão de si mesmo ou dos outros.

Como escrever uma boa redação?

Identificar-se com o texto é muito importante, já que ele deve ser um reflexo da sua originalidade, então trabalhos genéricos estão fora de cogitação. Também é importante saber descrever suas experiências e conquistas, mas sempre manter em mente que escrever sobre como você é muito melhor que o resto do mundo apenas vai passar um tom de arrogância.

Essencialmente, é necessário se manter fiel a si mesmo, pois não importa sobre o que você vai escrever, desde que escreva com paixão. Sabia que uma menina já entrou em Harvard com uma redação sobre o quanto ela amava sorvete?

Lidando com a quantidade de redações