Buscar

Aplicando para os EUA: GPA

As faculdades americanas requisitam que você envie seu GPA (Grade Point Average) na aplicação, mas o que é isso? Não é nada mais que suas notas do ensino médio. Se você está apavorado agora, porque o ensino médio não foi a sua melhor época se tratando da área acadêmica, calma! Devido ao sistema holístico, as faculdades nos Estados Unidos sabem que você é mais do que apenas suas notas, então há maneiras de compensar por boletins não muito maravilhosos.


É claro que isso não significa que o seu desempenho durante o ensino médio será totalmente desconsiderado se alguma outra parte da sua aplicação for extremamente forte, até porque as faculdades, principalmente as mais competitivas, querem estudantes que demonstrem excelência em todos os campos de suas vidas. Porém, você ainda tem ótimas chances de estudar nos Estados Unidos, mesmo não sendo o melhor aluno da turma.


Como os desenhos animados muitas vezes mostram, as escolas americanas associam notas em uma escala de 1-100 com letras de A-F. Porém, o GPA é medido em uma escala de 0-4. Sei que isso pode parecer confuso, mas tabelas quase sempre ajudam a descomplicar, então aqui vai uma:



Calculando o GPA