Buscar

Antropoceno


Foto: MarcelClemens / Shutterstock.com


Esqueçamos o que passou e foquemos apenas no hoje. Para fazermos isso podemos nos perguntar: “o que está acontecendo com o mundo ao nosso redor?”; é necessário levarmos em conta a perspectiva ecológica e entender essa questão a fundo e leva-la a sério para que, ao menos, consigamos compreender racionalmente como chegamos nesse desastre ecológico no qual o mundo se encontra. Posto isso, meu intuito seria introduzir brevemente sobre o que está acontecendo com o planeta e sua “nova” era geológica.


O Holoceno, a era geológica findada, foi caracterizada por ter tido um grande desenvolvimento da humanidade por conta do clima mais ameno. Aproveitamos e desfrutamos muito bem dessa era, entretanto, eu diria que aproveitamos e desfrutamos bem até demais. Para o autor Peter Forbes, na sua matéria “We are heading for a New Cretaceous, not for a new normal”, não havia nada de normal no holoceno, nós apenas nos demos por garantido a normalidade que nós tínhamos. Para Forbes, essa época foi um presente para a humanidade que nós exploramos e a consideramos como “entregue” e agora estamos assistindo o seu funeral. Sendo assim, é obvio que o holoceno está apto de terminar tão rápido quanto ele começou.


Contudo, como eu disse, não falaremos do passado. Focaremos em como está o mundo agora e porque Forbes anunciou em sua matéria sobre o “funeral do Holoceno.” A humanidade deu um passo, mas não para frente. Infelizmente, eu diria que um passo como esse nunca terá um lado bom. Esse passo foi causado por conta de grandes mudanças negativas no planeta ocasionadas pela atividade humana. Posto isso, há pesquisadores que estão propondo uma nova era geológica, o Antropoceno. Essa seria uma nova época geológica a qual o planeta possivelmente teria entrado.