Buscar

Anki: A Nova Forma de Estudo



Para muitas pessoas, a palavra “estudar" pode trazer diversas memórias ruins e traumatizantes. Estresse, por possuir várias e várias matérias para revisar em um só dia, metas quase impossíveis de serem alcançadas, desânimo e preguiça ao voltar de um período desgastante de escola, são alguns dos pensamentos que estão em torno deste verbo. Mas a verdade é que estudar não precisa ser tão ruim assim, apenas é preciso encontrar um método bom e leve de revisar os conteúdos todos os dias.


O Anki é um aplicativo que oferece uma maior facilidade de aprendizado de uma maneira simples e que não demanda tanto tempo de estudo quanto métodos tradicionais. Com ele, conteúdos de difícil fixação na memória, idiomas que parecem ser impossíveis de aprender e ideias complexas de livros, podem ser facilmente colocados na cabeça de um estudante. Tudo isso, devido ao método leve e prático aplicado pelo programa, que faz com que as possibilidades de utilização dele sejam quase que infinitas.


O segredo por trás do aplicativo não é complicado, tendo apenas dois conceitos por trás: teste de recall ativo e repetição espaçada. Apesar de serem métodos escritos na literatura científica, há muitos anos, são poucos os estudantes que conhecem estas formas de estudo, já que desde criança são apresentados principalmente métodos tradicionais e cansativos.


Mas afinal, o que seria “teste de recall ativo e repetição espaçada?”:

- O teste de recall ativo tem como objetivo lembrar de uma determinada resposta a partir de uma referência usando pequenos cards com pergunta e resposta. Ele funciona mostrando algo, seja por escrito, imagem ou áudio para que o indivíduo leia, observe ou escute sem dar tempo de parar para pensar em uma solução, obrigando o aluno a exercitar os seus neurônios para trabalharem de forma mais rápida e sincronizada. Com isso, o método identifica quais são os conteúdos que o usuário precisa de maisatenção.