Buscar

A xenofobia dos Estados Unidos

Já fazem 20 anos desde o atentado de 11 de setembro,um marco histórico que chocou o mundo todo, As torres gêmeas e o pentágono ficaram em pedaços, só podia se ver a fumaça e restos de metal pelo chão, nesse momento o Estados Unidos parou, a cidade tão movimentada de Nova York ficou em silêncio, as familias viam o noticiário rezando para que nenhum de seus membros estivessem la.


Quase 3 mil pessoas foram mortas, foi um ataque inesperado por 12 membros da rede Al Qaeda, que desviaram quatro aviões comerciais para atira-los contra simbolos econômicos, polÍticos e militares dos Estados Unidos.


O presidente atual da epóca, George Bush declara serem “atos terroristas despresíveis e maléficos”, ele promete encontrar os responsáveis e combate-los. A partir dai começa a “Guerra ao Terror” onde os alvos eram o Afeganistão e o Iraque, seu primeiro objetivo era da captura de Osama Bin Laden (culpado pelo atentado) e acabar com o talibã.


A primeira invasão dos Estados Unidos aconteceu no Afeganistão onde derrubaram o governo do talibã, que eram acusados de abrigar tropas da Al-Qaeda, o que parece contraditório sendo que eles apoiaram a criação de tal grupo na guerra do Afeganistão. Depois foi o Iraque, acusado de conter um grande arsenal de armas de destruição em massa, representando perigo á população,(o que nunca foi provado), o país foi bombardeado fortemente e seu líder foi enforcado. Esses países foram praticamente dizimados, milhares de pessoas morreram e sua cultura foi praticamente apagada.


Hoje em dia a cultura muçulmana, islamista e da região do oriente médio é vista como sinônimo de terrorista, mesmo a quantidade dos membros extremistas sendo muito menores do que a população. Os Estados Unidos passaram dos limites, qualquer pequeno desentendimento com algum desses países acabam em guerras e bombardeios em massa, o que provavelmente foi causado pela ruptura de seu ego no dia 7 de setembro, um país tão poderoso, a maior potência do mundo não pode ser atacado dessa maneira, é incabível.


Os Estados Unidos é o país que possui a maior quantia de armamentos nucleares, químicos e biologicos do mundo e já abusou muito de seu poder em inumeras situações, principalmente em países do oriente médio que não possuem armamentos e condições para esse tipo de conflito, como a Síria,Irã e o Haiti. Um bom exemplo foi o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, uma decisão tomada por impulso, já que foi praticamente um “teste” de suas bombas nucleares, o estrago causado foi absurdo, cerca de 90 mil pessoas morreram imediatamente e as outras ficaram com sequelas e queimaduras.


Concluindo que, a Nação tem um discurso contraditório, remetendo a paz e a diplomacia, porém analisando essas situações passadas, analisa-se que os Estados Unidos já causou milhares de mortes, destruição de países e culturas, gerando guerras e conflitos muito mais abrangentes que qualquer outro país e grupo extremista.