Buscar

A importância da estatística no esporte

Pense nas estatísticas como uma guerra, quanto mais você conhece o oponente, mais chances de ganhar.


Imagens de todo texto: Prints do meu computador

Achou muita informação na tela? Não entendeu muito do que está escrito? Nem se preocupe, isso é absolutamente normal para quem não trabalha com isso no dia a dia. No caso acima, esta é a ferramenta mais utilizada no voleibol. O data volley, na sua quarta versão. A assinatura anual deste programa gira em torno de 500, que na data em que o texto é escrito, se converte em 3381,15 reais. Realmente, é muito caro, mas é algo que quase a totalidade dos times de alto-desempenho utilizam.

Mas por que o preço tão abusivo? Essa resposta cabe apenas ao Data Project responder. Porém, é unanimidade a importância desse programa no alto nível. No caso do vôlei (minha especialidade), afeta diretamente nas estratégias de jogo, na escolha de jogadores, nos titulares de um time e nas deficiências da equipe. E como ela faz isso? De diversas maneiras. Na parte estratégica, por meio das direções de ataque de um jogador, cada time consegue montar um tratamento personalizado no andamento das partidas.



No caso do jogador acima, se eu fosse um treinador, daria preferência ao meu sistema defensivo para a paragonal, assim, conseguiria defender o máximo possível de bolas.